Mitos sobre EPI’s

Separamos alguns mitos sobre EPI’s para desmitificar o uso destes equipamentos tão importantes para a segurança dos colaboradores.

Epi são desconfortáveis:

No passado realmente eles eram desconfortáveis, porém com o passar dos anos, a confecção dos mesmos foi evoluindo e mudando para materiais confortáveis e leves. Sendo assim, a sensação de desconforto pode estar associada a fatores como falta de treinamento e uso incorreto dos equipamentos.

O trabalhador não usa EPI:

O colaborador só irá recusar o uso dos equipamentos de proteção se não conhecer os riscos em que está exposto. O trabalhador bem informado e treinado exige da empresa a entrega dos EPIs.

Epi’s são caros:

Já foi comprovado por especialistas que os gastos com investimentos em EPI’s chegam a menos de 0,05% dos investimentos. Além de que são de uso obrigatório e o não cumprimento da legislação poderá acarretar multas e ações trabalhistas.

Atenção:

Apenas entregar Epi’s aos profissionais, sem o devido treinamento sobre como utilizá-los, poderá causar danos futuros. Por isso, é importante que além do curso, em determinado tempo, ocorra a reciclagem dos profissionais para terem acesso a informações atualizadas.