5 coisas que você precisa saber sobre segurança no trabalho

A prevenção de acidentes de trabalho deve ser prioridade em qualquer setor na sua empresa. Por isso separamos algumas dicas que são fundamentais para garantir uma maior qualidade de vida para toda equipe.  A 3ª é surpreendente.

#1 : A segurança do trabalho é uma ciência!

Ela é considerada uma ciência humana interdisciplinar, cujo seu objetivo é entender como os acidentes que ocorrem, preveni-los e garantir o bem-estar e saúde de todos os colaboradores.

#2 : Cada empresa deve praticar a segurança do trabalho de acordo com a sua atividade e porte, por isso, o ministério da saúde regulamentou através de NRs (Normas regulamentadores) como cada uma deve praticar a segurança e qual penalidade irá enfrentar caso descumpra.

#3 : Uso obrigatório e adequado de equipamentos de proteção – É fundamental o uso de EPIs e EPCs, de acordo com a atividade desempenhada pelo trabalhador. Além disso, os equipamentos deverão estar testados e certificados por uma empresa apta a identificar se está apto ou não para uso.

#4 : Treinamento e capacitação são fundamentais – A NR 12, dentre suas medidas administrativas, está a obrigatoriedade dos treinamentos periódicos dos colaboradores para que sejam repassados os procedimentos internos como garantia de segurança em suas atividades.

#5 : Avaliação da situação de risco – Além da prevenção, é de uma importância que assim que as situações de riscos sejam identificadas em sua rotina, é informar aos superiores, afim de que sejam tomadas todas as medidas cabíveis para que tudo seja resolvido.

 

A melhor opção sempre será a prevenção. Não hesite em seguir as dicas acima para minimizar os acidentes no seu ambiente de trabalho.

 

Solution Master – Sua segurança é nossa prioridade.

 

Fonte: https://www.tagout.com.br/blog/7-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-seguranca-do-trabalho/